Home > Notícias > Entidades gaúchas se unem em campanha contra o aumento do ICMS nos alimentos

26.03.24 - Entidades gaúchas se unem em campanha contra o aumento do ICMS nos alimentos

Entidades gaúchas se unem em campanha contra o aumento do ICMS nos alimentos

Mais de duas dezenas de entidades, incluindo a CIC Garibaldi, e federações representativas da classe empresarial do Rio Grande do Sul estão unidas em uma campanha contra o aumento da tributação sobre os itens da cesta básica.

A força da união de diversos setores, assim como a parcela majoritária da sociedade, levou a retirada da proposta do aumento da alíquota modal de ICMS, de 17% para 19,5%, no final do ano passado.

Como alternativa, o Governo gaúcho editou decretos que, entre outras medidas arrecadatórias, ampliam as alíquotas de ICMS sobre alimentos, aumentando a carga tributária já a partir de abril.

Entre os alimentos que deixam de ser isentos e passam a ter alíquota de 12% estão as frutas, verduras, hortaliças e ovos. A carne, o leite, o arroz e o pão também terão aumentos na carga tributária que recairão sobre o consumidor gaúcho.

Com o slogan "Não ao aumento, sim ao alimento", a campanha tenta sensibilizar o Governo do RS e buscar o diálogo para encontrar alternativas que não onere mais uma vez o povo gaúcho para equilibrar as contas do Estado.