Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

Home > Notícias > Diretoria da CDL realiza primeira reunião do ano

NOTÍCIAS

21.02.24 - Diretoria da CDL realiza primeira reunião do ano

Diretoria da CDL realiza primeira reunião do ano

 Na manhã do dia 21 de fevereiro, foi realizada na CDL Garibaldi, a primeira reunião do ano com a diretoria da entidade para prestação de contas do exercício 2023. O presidente da CDL, Tiago Furlanetto mostrou os números e parecer do conselho fiscal aos presentes.


Na ocasião, a advogada Rosana Nicolini Chesini apresentou os principais pontos de discussão na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho de 2024, desde o percentual de reajuste, compensação de horas extras trabalhadas e folgas. A Convenção atual tem vigência até dia 29 de fevereiro.

Outro ponto debatido, foram os desafios do setor, um deles é a integração da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica com a Transferência Eletrônica de Fundos, TEF, que passou a ser obrigatória para todos os estabelecimentos comerciais do Rio Grande do Sul, a partir de 01 de janeiro de 2024. A obrigatoriedade, que foi estabelecida pelo decreto 56.670/22, impõe que o segmento varejista e as outras instituições regularizem seus sistemas de gestão adquirindo uma solução de TEF e integrando-a ao sistema de emissão de NFC-e, sob pena de uma série de penalidades, desde multas substanciais até complicações nas relações com clientes e fornecedores.
O sistema TEF é um software usado para pagamento de compras por via eletrônica, como cartão de crédito ou débito, sincronizando os equipamentos com o sistema da Receita.