Home > Notícias > Lojas de Garibaldi podem funcionar normalmente no Carnaval

01.02.24 - Lojas de Garibaldi podem funcionar normalmente no Carnaval

Lojas de Garibaldi podem funcionar normalmente no Carnaval

Embora muita gente aproveite a Terça-Feira de Carnaval como se feriado fosse, a data é considerada Ponto Facultativo, não entrando na lista de Feriados Oficiais.

Por esta razão, estabelecimentos comerciais podem funcionar normalmente neste dia. A Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio Varejista 2023/2024, por exemplo, não estabelece mais uma regra para o Carnaval.

Neste caso, explica a assessora jurídica da CIC e CDL, advogada Rosana Maria Nicolini Chesini, as empresas podem decidir se abrem ou não na data. Ela também salienta que pode haver um acordo entre trabalhadores e empregadores para a compensação posterior desse dia, acaso se decida por folga.

Por outro lado, não é ilegal que se cobre expediente normal, que é pago como dia normal, também. Caso a empresa não conceda folga, o trabalhador só pode se ausentar mediante justificativa verdadeira.

Imagem de chandlervid85 no Freepik