Home > Notícias > Após quatro meses de queda, varejistas iniciam ano mais otimistas

31.01.24 - Após quatro meses de queda, varejistas iniciam ano mais otimistas

Após quatro meses de queda, varejistas iniciam ano mais otimistas

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 109,1 pontos em janeiro, com uma alta de 0,8% em relação ao mês anterior.

Essa recuperação interrompe uma sequência de quatro quedas consecutivas, revelando uma virada positiva nas perspectivas do varejo. A melhor percepção sobre o consumo atual no mês de janeiro contribui para o aumento do otimismo, indicando que as condições de mercado estão em sintonia com as expectativas dos comerciantes.

O destaque desse período foi o crescimento de 4,5% na confiança dos empresários em relação às condições atuais do setor, na comparação com dezembro do ano passado. Essa taxa positiva representa a primeira leitura positiva após quatro meses consecutivos. O indicador sugere uma melhora da saúde financeira das empresas do comércio.

As expectativas dos empresários também registraram incremento, com o indicador geral apresentando um aumento de 0,3%, indicando um retorno à estabilidade entre janeiro de 2024 e 2023.

A expectativa dos varejistas para suas empresas registrou a maior variação mensal desse grupo de indicadores - 0,6%. Além disso, a expectativa para a economia destacou-se na variação anual, com acréscimo de 1,1%.

Imagem de gpoinstudio no Freepik