Home > Notícias > Comércio de Garibaldi poderá abrir em todos os domingos de dezembro

28.11.23 - Comércio de Garibaldi poderá abrir em todos os domingos de dezembro

Comércio de Garibaldi poderá abrir em todos os domingos de dezembro

Os estabelecimentos comerciais de Garibaldi poderão abrir nos domingos durante o mês de dezembro. A diretoria da CDL esteve reunida na manhã de terça-feira, 28 de novembro, e sob a orientação da advogada Rosana Nicolini Chesini, avaliou o texto da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024, firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves e Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves, e que também atende os lojistas instalados em Garibaldi.

O documento estabeleceu horários diferenciados para atendimento ao público, com a utilização de mão de obras de empregados, no período de 1º a 24 de dezembro. No finais de semana, o atendimento pode ser realizado até às 18h (com exceção do dia 31/12, que somente poderá realizar atendimento pela manhã).

Rosana explicou que o trabalho em domingos, não importando o número de horas trabalhadas, deve respeitar a jornada máxima ajustada para esse dia, que é de seis horas. "A compensação deve ser realizada com a concessão de uma folga remunerada em outro dia da semana, além do pagamento de um abono de R$ 74,85 por domingo trabalhado, ao final do expediente. Caso não seja concedida a folga compensatória do domingo, deverá ser pago, além do abono, as horas trabalhadas com acréscimo de 100%", explicou.

O presidente da CDL e vice-presidente do Comércio da CIC, Tiago Furlanetto, enfatiza que muitos estabelecimentos, principalmente de confecções, perfumes, brinquedos, acessórios e outros que registram aumento de movimentação de clientes nesta época terão atendimento especial na semana do Natal, inclusive no dia 24.

"Os consumidores de Garibaldi e região terão uma ótima oportunidade para aproveitar esta data para compras, inclusive, desfrutando das oportunidades de última hora. Mas é preciso ficar atento ao horário de funcionamento, já que cada loja pode variar seu atendimento dentro do dia", afirmou.