16.03.23 - CIC abre inscrições para curso de formação e especialização de garçons
Com o objetivo de formar novos garçons e especializar quem já trabalha no ramo, a CIC vai promover o curso Excelência no Atendimento para Serviço de Garçom, com um total de 40 horas/aula, com formação em parceria com o Senac.
Serão dez encontros, sempre às segundas-feiras, entre 10 de abril e 19 de junho (10, 17 e 24/04, 08, 15, 22, 29/05, 05, 12 e 19/05), das 14h30min às 18h30min, no CIC-TEC.
As inscrições deve ser feitas através do Fone/Whats da CIC 54 3462 8500. O valor é de R$ 350,00 para associados da CIC (colaboradores de empresas e seus familiares) e R$ 450,00 para não-associados.
O conteúdo do curso apresenta práticas seguras na manipulação de alimentos, alinhamento e revisão das técnicas no serviço de garçom e ações para a excelência no serviço de garçom.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PRÁTICAS SEGURAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
- Cuidados na manipulação de alimentos em todas as etapas do processo
- Técnicas de polimento, higiene e conservação dos móveis, utensílios e equipamentos do ambiente de trabalho
- Uso correto da comanda
- Menus, cardápios e cartas - conceitos e tipos
- Tipos e técnicas de serviços, como à francesa, à inglesa direto e indireto e demais
- Tipos e técnicas de eventos e serviços de hotelaria
- Noções de bar: utensílios e bebidas, tipos de bebida, finalidade, categoria e modalidade dos coquetéis
- Noções de mise-en-place de restaurante
- Técnicas de dobradura de guardanapos
- Técnicas de condução da bandeja
- Noções de enologia e cervejas
AÇÕES PARA A EXCELÊNCIA NO SERVIÇO DE GARÇOM
- Atendimento e recepção do cliente
- Apresentação pessoal, ética e postura profissional
- Etiqueta no ambiente de trabalho
- Trabalho em equipe de alta performance
- Novas tendências para o serviço de garçom
HABILIDADES
- Aplicar os cuidados na manipulação de alimentos no serviço de garçom
- Agir proativamente frente às situações de atendimento
- Demonstrar discrição, conforme exigência do local de trabalho, mantendo neutralidade e comportamento ético
- Apresentar menus e cardápios aos clientes, observando as regras de etiqueta
- Executar os diferentes tipos de serviços de alimentos e bebidas
- Realizar o mise-en-place da copa e do restaurante, utilizando as técnicas específicas para cada tipo de serviço
- Aplicar técnicas de atendimento com foco na satisfação do cliente
- Aplicar técnicas de polimento e higiene nos diferentes utensílios utilizados
- Aplicar técnicas de serviços, armazenamento, temperatura e conservação para os diferentes tipos de bebidas
- Executar a montagem das mesas, conforme a ocasião
- Identificar o momento de intervenção ao atender aos clientes e o serviço de buffet
- Apresentar menus e cardápios aos clientes, observando as técnicas de abordagem de clientes
- Preencher a comanda com clareza e encaminhá-la ao setor específico com agilidade, alertando sobre os detalhes
- Utilizar corretamente e com segurança os equipamentos e utensílios
- Aplicar normas de segurança durante o exercício da profissão e reforçá-las no fechamento do restaurante
- Efetuar os diferentes tipos de dobraduras de guardanapos
- Aplicar ações para a excelência do serviço de garçom Relacionar o mercado turístico e a cadeia produtiva do turismo, considerando a legislação vigente e os conceitos de sustentabilidade, com a atividade produtiva da área de atuação
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