Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

Home > Notícias > Consulta ao SPC pode evitar prejuízos e transtorno aos comerciantes

NOTÍCIAS

22.02.23 - Consulta ao SPC pode evitar prejuízos e transtorno aos comerciantes

Consulta ao SPC pode evitar prejuízos e transtorno aos comerciantes

O momento atual traz dificuldades para a maioria da população. Depois das restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, muitas famílias tiveram que enfrentar redução orçamentária, o que provocou o ingresso de muitas pessoas no cadastro negativado de crédito.

O início de cada ano também traz contas tradicionais, como IPVA, IPTU, material escolar, entre outras, que representam o aumento das despesas. Neste sentido, a CDL busca orientar os consumidores sobre como proceder para deixar de ser inadimplente e restabelecer a sua saúde financeira.

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o portal Meu Bolso Feliz, mostra que além de demorar para conseguir limpar o nome, a pessoa inadimplente normalmente tem suas dívidas distribuídas em quase quatro empresas diferentes, a maioria adquirida por meio do cartão de crédito ou crediário.

O presidente da CDL Garibaldi, Tiago Furlanetto, diz que também é importante criar uma cultura de consumo consciente. "O excesso, que leva à inadimplência, pode criar uma falsa sensação de aquecimento econômico, mas acaba provocando problemas para o consumidor e para o lojista e, por consequência, diminuindo a população economicamente ativa", destaca o dirigente.

O custo da inadimplência pode até mesmo gerar dificuldades financeiras graves ao setor de varejo. E é nesta hora que um sistema de informações de crédito é muito importante.

Furlanetto destaca que na hora da venda, é importante saber como o seu cliente está se portando com relação aos seus pagamentos, seja eles com bancos, lojas, financeiras, cartão de crédito, entre outros.

Por esse motivo a pesquisa junto ao SPC proporciona segurança e maior confiança nas vendas a prazo, já que tem o maior, melhor e mais completo banco de dados para informação de concessão de crédito da América Latina.

"A CDL Garibaldi é a detentora legal do SPC no município. A entidade está voltada, exclusivamente, para o movimento associativista, trabalhando em parceria com CIC, que há quase 100 anos atua na defesa dos interesses dos empreendedores garibaldenses".

O contato pode ser feito na sede da CDL (Rua Júlio de Castilhos, 205 - Sala 101 - Centro Comercial Santa Fé) ou pelo fone 3462 3368.