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28.09.21 - Estratégias de fidelização e vendas pela internet foram apresentados no 3º Papo de Negócios

Estratégias de fidelização e vendas pela internet foram apresentados no 3º Papo de Negócios

Vendas pela internet e estratégias de fidelização de clientes foram os temas da terceira edição do Papo de Negócios CIC. O evento on-line teve a participação do Consultor da Cresta Consultoria, especializada em e-Commerce, Diogo Anderle Moraes, e o proprietário do Mercado São Lucas, Felipe Locatelli.

De acordo com Moraes, nem todos os estabelecimentos possuem características que se adaptam ao e-Commerce, que exige uma estrutura básica compatível com o negócio. Porém, salienta que é fundamental possuir presença on-line e criar estruturas própria para venda.

“Defendo desenvolver um canal de atendimento próprio, com vendas em domínio próprio. Não é apenas criar uma loja virtual. Só ter uma loja virtual no ar é como construir uma loja no deserto. É preciso atrair as pessoas com estratégias de marketing digital. Não é tao simples, mas é possível. Não é o futuro, já é o presente”, orientou.

Alertou para os riscos dos marketplaces (redes de vendedores dentro de um mesmo site, uma espécie de shopping center pela internet). Segundo ele, o sistema transformou-se em uma espaço de disputa por preço. “É preciso muita atenção para ver se é viável para o empreendimento e o tipo de produto oferecido Com o tempo, os prejuízos podem ser maiores até do que os lucros do começo. O marketplace é construir sua reputação ou loja em um ambiente alugado”.

Referência em fidelização de clientes, o Mercado São Lucas criou em 2017 o Super Cliente, um programa de vantagens que também conta com um aplicativo para divulgar promoções e possibilitar que usuário acompanhe toda a movimentação da sua pontuação e benefícios.

Hoje são mais de dois mil cadastros no App, com um índice de interação superior a 85%. “Em uma cultura como a nossa, temos que ser fieis de verdade. E isso deve ser percebido pelo cliente. É é bem difícil de sustentar, mas a fidelidade tem de ser nas horas boas e nas horas ruins”, destacou Locatelli.

Para ele, o cliente vai definir sua compra por motivos, que às vezes, é subjetivo. “É preciso se adaptar muito e ouvir frequentemente os clientes que usam o aplicativo para melhorar e estar próximo de verdade. O crescimento é feito de desafios e quebra de paradigmas”, disse.

A próxima edição do Papo de Negócios será realizado em 19 de outubro, tendo como convidada a turismóloga e empres Mariana Milani, que vai falar sobre a construção de experiências para o consumidor.

O evento tem o objetivo de aproximar empresários e associados da CIC e CDL, de profissionais de vários segmentos para troca de conhecimento e conteúdo.