Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

Home > Notícias > Mapa preliminar aponta 12 regiões em vermelho na 13ª rodada do Distanciamento Controlado

NOTÍCIAS

31.07.20 - Mapa preliminar aponta 12 regiões em vermelho na 13ª rodada do Distanciamento Controlado

Mapa preliminar aponta 12 regiões em vermelho na 13ª rodada do Distanciamento Controlado

No mapa preliminar da 13ª rodada do sistema de Distanciamento Controlado do RS, a região da Serra melhorou consideravelmente o seu índice na classificação de risco.

Mesmo mantendo a classificação em Bandeira Vermelha, o índice regional baixou de 2,16 na semana anterior para 1,68 nesta. O limite para ser classificada em Bandeira Laranja é 1,50.

Os dados definitivos para a classificação da semana de 4 a 10 de agosto será anunciada na segunda-feira (03/08).

Na sexta-feira (31/07), a Prefeitura de Garibaldi publicou o decreto 4.419/2020, que estabelece novos protocolos para os setores de alojamento, alimentação, comércio, educação e serviços, baseados em um documento encaminhado ao Governo do Estado com o novo modelo de cogestão, o qual foi definido e aprovado por decisão unânime dos prefeitos da Amesne.

O Ministério Público do Estado anunciou no mesmo dia que iria ajuizar ações contra os prefeitos que aderiram ao sistema próprio para regular os protocolos de distanciamento.

Caso o decreto seja cancelado, as atividades econômicas que haviam sido beneficiadas voltam a ser enquadradas nos protocolos mais rígidos.

Veja como ficou o mapa provisório da 13ª rodada no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

 

MACRORREGIÃO DA SERRA
A região segue agravada pelos dois indicadores de Incidência de Novos Casos sobre a População e pela Capacidade de Atendimento da macrorregião e, assim como as demais regiões Covid-19, pelo impacto do indicador de Capacidade de Atendimento mensurado para Estado como um todo.

O indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos 7 dias na região obteve bandeira amarela, visto a redução em 1 registro no comparativo entre as semanas (105 na atual, frente a 106 na semana anterior). Esta redução também é observada nos indicadores de internados em leitos de UTI, que passou de 92 para 91 pacientes, e no número de internados por SRAG em UTI (de 122 para 116). O número de internados em leitos clínicos Covid-19 (de 109 para 131) permaneceu crescendo.

Os indicadores de incidência de novos casos sobre a população, calculado pelo nº de hospitalizações confirmadas para Covid-19 em relação à população e pela projeção de óbitos em relação à população, mantiveram situação de maior risco: bandeira preta em ambos.

Por fim, o indicador de leitos de UTI livres divido pelo de leitos de UTI ocupados por pacientes Covid-19, mensurado para a macrorregião, manteve situação de bandeira preta (com 0,76 leitos de UTI adulto livre para cada leito de UTI adulto ocupado por Covid-19 na região).

Positivamente, o número de leitos de UTI livres no último dia aumentou entre as duas semanas (de 49 para 63), conferindo-lhe bandeira amarela nesse quesito.

 

PRINCIPAIS DADOS DA 13ª RODADA
Para o total do Rio Grande do Sul, houve relativa estabilização em diversos indicadores, com exceção do número de óbitos. Novamente, apesar do avanço da doença, a continuidade na abertura de novos leitos no Estado (aumento superior a 90% considerando habilitações em andamento) e a redução dos pacientes internados por causas não relacionadas à Covid-19 resultou em aumento na quantidade de leitos livres.

Como consequência, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 se estabilizou, embora se mantenha ainda abaixo de um leito livre para cada ocupado, o que exige cautela para não permitir novas acelerações no número de internações pela doença no Estado.  Veja outras conclusões:

• número de novos registros de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de confirmados Covid-19 aumentou 1% entre as duas últimas semanas (1.086 para 1.094);
• número de internados em UTI por SRAG aumentou 1% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (865 para 872);
• número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS aumentou 1% entre as duas últimas quintas-feiras (996 para 1.002);
• número de internados em leitos de UTI com Covid-19 aumentou 4% entre as duas últimas quintas-feiras (645 para 672);
• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS aumentou 6% entre as duas últimas quintas-feiras (de 566 para 602);
• número de casos ativos aumentou 9% entre as duas últimas semanas (de 7.125 para 7.793);
• número de óbitos por Covid-19 aumentou 17% entre as duas últimas quintas-feiras (de 315 para 369);
• regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente: Porto Alegre (405), Passo Fundo (106), Caxias do Sul (105), Canoas (104) e Novo Hamburgo (80).