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08.11.18 - Supermercados gaúchos projetam crescimento de 3,6% nas vendas de Natal e Ano-Novo

Supermercados gaúchos projetam crescimento de 3,6% nas vendas de Natal e Ano-Novo

Com o cenário eleitoral definido e a expectativa de que R$ 13,7 bilhões sejam injetados na economia do RS a partir do pagamento do 13º salário, os supermercados gaúchos já iniciaram a preparação de suas lojas para a chegada daquele que tradicionalmente é o melhor período de vendas do ano, as festas de Natal e Ano-Novo. 

Para entender as expectativas de vendas dos supermercadistas e a intenção de compras dos gaúchos para as festividades, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) encomendou estudo ao Instituto Segmento Pesquisas, que ouviu 20 empresários do setor e 200 consumidores de ambos os sexos, e de diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o RS. 

Os resultados do levantamento, divulgado na terça-feira, 6 de fevereiro, presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, mostram que 92,3% dos consumidores gaúchos pretendem realizar compras em supermercados para as festas de fim de ano, o que impulsiona uma projeção otimista de crescimento de 3,6% nas vendas do setor, na comparação com o Natal e Ano-Novo de 2017. 

Segundo Longo, os caixas dos supermercados deverão absorver cerca de 20% (ou R$ 2,7 bilhões) do 13º dos gaúchos, sobretudo em compras de itens típicos para as festas, como aves natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.

Os números da pesquisa indicam uma pequena retomada do setor supermercadista nas vendas e apontam, ainda, que os preços de produtos típicos de Natal e Ano-Novo estarão em média 0,9% superiores aos praticados nas festas do ano passado.

Calendário é favorável para o varejo
O setor supermercadista gaúcho terá o calendário a seu favor para alavancar as vendas em dezembro de 2018: além de contar com cinco sábados e cinco domingos, ampliando o número de finais de semana para que os consumidores façam suas compras para as festas, a ocorrência da véspera de Natal (dia 24/12) em uma segunda-feira vai garantir três dias de grande movimento nos supermercados. 

O estudo do Instituto Segmento mostra ainda que as famílias gaúchas vão gastar, em média, R$ 330,59 em alimentos para as festas. Os campeões de preferência nas datas festivas seguem, para os gaúchos, os mesmos: na ceia natalina, o produto apontado pelos gaúchos como aquele que não pode faltar é o peru/chester, enquanto no Réveillon é a lentilha.

Produtos tradicionais
Espumantes - Indispensável nas comemorações do Ano-Novo, a bebida terá crescimento de 3,6% nas vendas, com a comercialização de 5 milhões de garrafas - 95% delas produzidas na Serra Gaúcha. "As champanhas mais doces, de variação moscatel, têm tendência de alta pela maior procura das mulheres", observa Longo.

Panetones - Com um crescimento de 1,6% esperado nas vendas, cerca de 4 milhões de unidades de panetones serão vendidas pelos supermercados gaúchos neste fim de ano, o que deve representar 12% da produção nacional do produto. A comercialização de panetones industrializados novamente será bem maior que a de produtos artesanais, em função dos altos custos de produção com mão de obra e energia. A estratégia dos varejistas é, segundo ele, antecipar a exposição deste produto. "Teremos panetones nas lojas antes das aves e dos enfeites, por exemplo", analisa Longo.

Aves natalinas - A crescente concorrência neste segmento mais uma vez beneficiará os consumidores na compra de aves, que terão diversas opções de marcas, temperos e preços. Na avaliação de Longo, os gaúchos deverão novamente privilegiar os "frangões" e aves mais acessíveis e de preparo rápido. Ao todo, 880 mil aves (2,5 mil toneladas) serão comercializadas pelo setor - com um crescimento de 3,0% nas vendas.

Bombons são opção de presente - A estimativa da Agas é de que o setor comercialize cerca de 6 milhões de caixas de bombons nos próximos dois meses, com um crescimento de 3,6% nas vendas em relação ao fim de ano de 2017. Segundo o estudo da Segmento Pesquisas, os gaúchos querem presentear, em média, 6 pessoas do seu convívio neste Natal. "Neste cenário, ganham força as caixas de bombons, presentes menores e mais baratos", aponta Longo.

Projeções 
Aproximadamente 85% dos supermercadistas entrevistados admitiram que percebem mudanças significativas nos consumidores em 2018 e, para grande parte deles (35,3%), a principal alteração é a busca cada vez maior por preços mais baixos. Quando os supermercadistas são indagados sobre o que é decisivo para o consumidor na gôndola, 55% afirmam que é o preço e 25% qualidade. Com relação aos investimentos, um em cada quatro empresários do setor (25%) pretende inaugurar ou reformar lojas em 2019.