Home > Notícias > Comércio eletrônico será o grande desafio do varejo

01.03.18 - Comércio eletrônico será o grande desafio do varejo

Comércio eletrônico será o grande desafio do varejo

As compras pela internet, assim como as principais tendências de consumo e o comportamento do consumidor no futuro estiveram entre as principais pautas dos representantes de estabelecimentos comerciais associados à CIC e a CDL, durante a primeira edição de 2018 do Mesa Redonda CIC.

No encontro, coordenado pela presidente da CIC, Alexandra Nicolini Brufatto, e pelo vice-presidente de Comércio da entidade e presidente da CDL, Carlos Adriano Morari, os comerciantes discutiram o rumo que o varejo vai seguir, assim como as ações necessárias para adaptar suas atividades às novas demandas de mercado.

"Alguns setores não sentiram a crise. Já outros tiveram que encontrar alternativas diversas para superar os desafios que foram impostos nnestes últimos anos", disse Morari. A presidente da CIC enfatizou que a iniciativa de reunir empresários do mesmo setor tem oferecido à entidade subsídios importantes. "Há três anos iniciamos esse trabalho e já percebemos resultados, principalmente no alinhamento das ações da CIC e CDL aos interesses das empresas associadas", destacou a dirigente.

Para Carlos Alberto Perdonsini, da Maria Bela Cosméticos, o mercado não tem mais espaço para aventureiros. Segundo ele, é preciso investir na profissionalização ou correr o risco de depender da sorte. Já Rogério Ghilardi, da Parada Obrigatória, as lojas virtuais irão influenciar muito o futuro e isso irá fazer com que os lojistas tenham que rever seus paradigmas.

"Mesmo que haja dificuldades de entender as mudanças, as empresas devem avaliar seu negócio e se adaptar às tendências para não perder os atuais ou novos clientes", comentou Antonio Werner, da MA - Comércio de Caminhões. Já Valdemiro de Souza, da Nechamp Alimentos, salientou que esta virada de chave é mais difícil de acontecer nas empresas mais tradicionais, mas que é preciso avaliar constantemente as formas de atendimento e de prestação de serviços. "é preciso estar atendo para que lado nós seguiremos diante da rapidez das transformações pelo que passa o varejo", concluiu.

Participaram do almoço os representantes da MA - Comércio de Caminhões, Nechamp Alimentos, Parada Obrigatória, Foschiera Veículos, Novo Eldorado, Agostini Colchões, Javy, Maria Bela Cosméticos, Moda Mania, Enamorare, Gigante real e Mercado São Lucas.