Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

Home > Notícias > Comerciantes apontam desafios do setor no Mesa Redonda CIC

NOTÍCIAS

16.05.17 - Comerciantes apontam desafios do setor no Mesa Redonda CIC

Comerciantes apontam desafios do setor no Mesa Redonda CIC

Representantes de estabelecimentos comerciais associados à CIC e a CDL apontaram, durante a primeira edição de 2017 do Mesa Redonda CIC, os principais desafios do varejo de Garibaldi. A melhoria no atendimento, a fidelização dos clientes, a inadimplência e o comércio pela internet são, na opinião dos participantes, os principais gargalos do setor atualmente.

O presidente da CDL, Carlos Adriano Morari, salientou a importância do encontro como uma oportunidade para que os comerciantes de diversos segmentos possam se conhecer e trocar informações. "Nosso objetivo é criar uma integração que fortaleça o setor. O varejo garibaldense também sentiu com as indefinições econômicas do país, porém a diversidade produtiva local nos deu maior fôlego", comentou.

Ele também falou sobre o trabalho que a CIC e a CDL desenvolveram, no ano passado, para regulamentar a realização de feiras comerciais na cidade, fato que vem prejudicando o comércio de municípios próximos. "Como resultado desta mobilização foi aprovada uma legislação que protege o setor contra estes eventos aventureiros que oferecem produtos de procedência desconhecida e até pirateados".

O gerente das Lojas Benoit, Almir Donisete Minozzo, destacou a importância do atendimento e dos pós-venda, que hoje é o grande diferencial das lojas físicas em relação comércio eletrônico. Para Vanessa Baú, da Itália Comercial Elétrica, diz que a assessoria do lojista garante maior comodidade e segurança aos consumidores, assim como a possibilidade de tirar dúvidas e facilitar trocas em caso de problemas.

O proprietário da Solamente Modas, Vilmar Possebon, é preciso dar maior atenção à qualificação na área de atendimento. Segundo ele, o maior número de reclamações em relação ao comércio local estão neste ítem. Ele também enfatizou que, geralmente, cerca de 30% dos consumidores de Garibaldi compram fora da cidade e esse é um dos desafios que devem ser enfrentados. 

"Temos que demonstrar que oferecemos preços bons, com produtos de qualidade e boas opções de pagamento. Mas também devemos nos unir em uma campanha que promova as lojas garibaldenses. Os comerciais que minha loja faz terminam com a frase Compre em Garibaldi, aqui você compra melhor", disse Possebon.

Durante o almoço, os lojistas também discutiram modelos de campanhas que podem ser realizadas para incentivar os consumidores a optarem por realizar suas compras no município, fator que proporciona maior geração de empregos além de dar maior retorno em impostos para serem investidos na cidade.

A presidente da CIC, Alexandra Nicolini Brufatto, enfatizou que o Mesa Redonda CIC tem o propósito de oferecer um espaço para que os associados de diferentes áreas de atuação possam se conhecer e trocar experiências, assim como a entidade possa conhecer as reais necessidades das empresas para oferecer novas soluções empreendedoras.