Home > Notícias > Palestra apresenta ferramentas para usar o inconsciente como arma de vendas

18.04.17 - Palestra apresenta ferramentas para usar o inconsciente como arma de vendas

Palestra apresenta ferramentas para usar o inconsciente como arma de vendas

Se a influência do inconsciente nas decisões das pessoas têm um peso até nove vezes maior que a razão, a utilização de meios que ativam o subconsciente na área de negócios vem recebendo, cada vez mais, a atenção das empresas e profissionais da área da comunicação.

O assunto foi apresentado pela Mestre em Neuromarketing e Bacharel em Administração de Empresas, Larissa Colvara, durante a palestra Neuromarketig: A nova era do Marketing, realizada na noite de terça-feira, 18 de abril. O evento, que reuniu cerca de 230 pessoas no auditório da CIC, detalhou formas de como usar o neuromarketing para vender mais e cativar os clientes.

"Ao longo das últimas décadas, tornou-se claro que a escolha do consumidor - como a maioria das outras escolhas humanas - não são particularmente racionais ou impulsionadas por deliberação consciente e inconsciente. Em vez disso, as escolhas tendem a depender mais de respostas inconscientes e emocionais diretas e, portanto, dependem de coisas como sentimentos", resumiu ela.

Larissa falou sobre a diferença do Neuromarketing para o Marketing tradicional e como ele pode auxiliar na decisão do consumidor. Com mais de cinco anos de experiência no varejo, trabalhando na Hering e Lojas Marisa, Larissa enfatizou a importância das empresas prestarem atenção ao atendimento ao cliente no pós-venda.

"Depois da euforia da compra vem a depressão pós-compra. Dar atenção ao consumidor depois de fechar o negócio é fundamental para dar a ele a certeza que fez uma boa escola, principalmente em produtos de valores mais altos", destacou.

Por definição, o Neuromarketing busca descobrir as reações que acontecem no cérebro quando uma pessoa é exposta a produtos, marcas e anúncios. Além disso, desvenda quais são os estímulos e motivações que provocam a mente do consumidor e os levam a se interessar por determinado produto ou serviço.

Apresentando diversas campanhas que se basearam em pesquisas de neuromarketing, Larissa demonstrou como é possível posicionar uma marca de forma mais eficaz, tornando a comunicação mais assertiva. "Ele vai muito além de dar dicas de como organizar os produtos no PDV, como fazer a iluminação da sua loja ou qual é a cor que mais atrai o consumidor. O neuromarketing possibilita as empresas a compreender como o consumidor reagirá a cada uma de suas ações de marketing e o porquê".