Home > Notícias > Município e entidades pedem mudanças na proposta que privatiza rodovias

16.10.21 - Município e entidades pedem mudanças na proposta que privatiza rodovias

A CIC, a CDL e o CEC assinaram um ofício que foi encaminhado pelo prefeito, Alex Carniel, ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na tarde de sexta-feira, 15 de outubro.

No documento fica clara a posição contrária do setor produtivo regional em relação ao modelo de concessão proposto pelo Estado - que prevê desconto máximo de 25% no valor dos pedágios e o pagamento de uma outorga ao Executivo como fator de desempate.

Carniel e presidentes de nove entidades - que representam os principais setores da sociedade garibaldense - entendem que o formato acaba penalizando os usuários com tarifas mais caras e prejudica as comunidades que dependem das rodovias para escoar a produção e alavancar o turismo.

"Queremos sensibilizar o governador para construir uma alternativa conjunta, que converse com a realidade da nossa região. Estamos dispostos a contribuir, por isso solicitamos essa agenda", detalha o prefeito.

A CIC, que tem acompanhado todas as reuniões para tratar do assunto desde o início dos debates, já havia manifestado sua contrariedade a outorga e limite de desconto, o que penaliza o quem mais necessita das rodovias, entendendo a fundamental importância dos investimentos na infraestrutura rodoviária.

"O setor produtivo está fazendo a sua parte, trabalhando pela retomada e pelo aquecimento da economia no Estado. Acreditamos que a infraestrutura impacta diretamente na qualidade de vida as comunidades e nos negócios, por isso estamos ao lado do prefeito e de todas as instituições que querem ver Garibaldi e a região se desenvolvendo, com geração de emprego e renda", afirma o presidente da CIC, Tobias Debiasi.

As lideranças também entendem que é imprescindível que os valores arrecadados nas praças retornem em obras nas respectivas estradas, com melhorias reais à sociedade. Um exemplo citado no ofício é o acesso ao Bairro Tamandaré e ao Distrito Industrial de Garibaldi, junto à RSC 453, antigas reivindicações da CIC Garibaldi, que também é uma das principais ligações com Bento Gonçalves. Pela proposta apresentada, está prevista a construção de uma rótula, mas os gestores acreditam que com o grande fluxo de veículos é necessário estudar outra alternativa.

Assinam o documento, além do prefeito, a presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Márcia Maria Pedersetti; o presidente da Câmara de Indústria e Comércio, Tobias Debiasi; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Tiago Furlanetto; o presidente da Associação dos Motoristas de Garibaldi, David Alexandre Hoss; o presidente do Centro Empresarial Cultural, Giliano Nicolini Verzeletti; o presidente da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi - Apeme, Carlos Dendena; o presidente do Consepro, Aloísio De Nardin; e o presidente da Associação Rota dos Espumantes, Clacir Romagna; e o presidente da Associação de Vinicultores, Luiz Milani.