Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

Home > Notícias > Dia das Mães representa nova oportunidade de melhoria das vendas do varejo

NOTÍCIAS

05.05.21 - Dia das Mães representa nova oportunidade de melhoria das vendas do varejo

Dia das Mães representa nova oportunidade de melhoria das vendas do varejo

Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre, o Dia das Mães deve aquecer as vendas do varejo às vésperas da data.

Um levantamento, realizado pela Consumer & Market Insights com 1.283 consumidores, apontou que aumentou a tendência de quem deve comemorar o Dia das Mães neste ano.

Conforme a pesquisa, mais da metade dos entrevistados permaneceu longe da mãe ao longo do último ano, a maioria deles devido ao temor provocado pela pandemia da Covid-19.

O presidente da CDL e vice-presidente do Comércio da CIC, Tiago Furlanetto, destaca que a participação das lojas físicas continua com uma relevância de quase 70% nas compras de presentes para as mamães.

Os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço, promoções, formas de pagamento, qualidade dos produtos e atendimento.

"O presente representa amor e força porque esses dias mais difíceis vão passar. Os sentimentos envolvidos na escolha de uma pequena lembrança ou de um grande presente, se fortalece com a possibilidade de ver, tocar e poder escolher pessoalmente a materialização deste carinho", salienta.

Ele também diz que o ato de presentear extrapola a comemoração do dia propriamente dito. A pesquisa confirma o argumento, já que 75% dos brasileiros pretendem presentear neste ano, contra 59% no ano passado, havendo ou não uma festa familiar.

Entre os itens preferidos de quem vai presenterar, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios, perfumes e cosméticos, doces/chocolates, flores, kits com diversos produtos, vale-presente, maquiagem, livros e eletrônicos.

Furlanetto acredita que cerca da metade dos filhos deixarão as compras para os últimos dias. Ele salienta que a CIC e a CDL, elaboraram um material com dicas para orientar os associados a como melhorar suas vendas.

"Pelo segundo ano consecutivo a comemoração de uma das datas mais importantes do varejo vai acontecer em meio a pandemia. Mesmo que as restrições à circulação de pessoas ainda sejam sentidas, o desejo dos consumidores em presentear suas mamães surge como mais uma oportunidade para o comércio reaquecer as vendas", comenta.

Em relação a expectativa de vendas para a data neste ano, a CDL acredita que é possível que exista um crescimento de até 15% na comercialização de produtos na comparação com 2020.