Home > Notícias > Nova Convenção Coletiva do Comércio será válida até 2022

25.02.21 - Nova Convenção Coletiva do Comércio será válida até 2022

Nova Convenção Coletiva do Comércio será válida até 2022

Depois de 12 meses de negociações, o Sindilojas Regional Bento, através da Comissão de Negociação Coletiva, assinou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), regendo o trabalho do setor nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Em razão da demora, de forma inédita, a CCT foi negociada para dois períodos, abrangendo 2020 a 2022. A assinatura ocorreu na tarde de quarta-feira, 24 de fevereiro.

Os presidentes do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), Orildes Lottici, assinaram o documento que terá validade até 28 de fevereiro de 2022.

Nele está assegurado reajuste de 3,92% nos salários e bônus, conforme INPC do período. As empresas que não concederam aumento no período de 1º de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, poderão pagar os valores correspondentes a este percentual em até cinco parcelas a partir deste mês.

Em relação ao reajuste do segundo período, de 1º de março de 2021 a 28 de fevereiro de 2022, será necessário aguardar a divulgação do INPC, que deverá ser apurado na metade de março.

"Foi a negociação mais difícil que eu vivi a frente do Sindilojas. Nesses 12 meses, além de discordâncias entre as categorias, enfrentamos a pandemia da Covid-19, o que motivou algumas flexibilizações diante das dificuldades criadas num momento muito difícil para o comércio. Foi desgastante, mas por outro lado negociamos um período a mais", destaca Amadio.

Ele comemora que todos demais passivos gerados, com exceção do reajuste salarial e dos pisos admissionais, foram abonados. De resto, não houveram alterações significativas.