Home > Notícias > CIC e CDL participam do 15º Congresso da Federasul

26.10.19 - CIC e CDL participam do 15º Congresso da Federasul

CIC e CDL participam do 15º Congresso da Federasul

Os presidentes da CIC, Tobias Debiasi, e da CDL, Carlos Adriano Morari, participaram do 15º Congresso da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Gramado.

O evento, realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, abordou o momento econômico do Estado com o tema "O Rio Grande em Transformação", com debates e propostas para soluções para o Estado.

A programação incluiu a elaboração de um documento que oficializa oportunidades de crescimento ao Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira, dia 24, a gerente Financeira da CIC, Mônica Senter, falou sobre a emissão do Certificado de Origem, durante o pré-Congresso Federasul.

A CIC está habilitada para validar o documento através do sistema ECO da Federasul. As empresas que atuam com exportação podem encaminhar a emissão do documento na entidade.

Mônica destacou que a agilidade para a emissão do documento também é uma das vantagens que a entidade oferece. "O sistema oferece garantias de segurança para seus usuários e confidencialidade das informações, com a possibilidade de aprovação imediata caso todos dados lançados estejam corretos".

Os certificados emitidos pela CIC atendem aos modelos Aladi, AMCEV, Bolívia, Chile, Comum, Mercosul, Mercosul, Israel e Índia, além do Certificado de Livre Venda.