Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

Home > Notícias > Presidente da CDL diz que comércio deve deixar de lado a concorrência e crescer unido

NOTÍCIAS

19.03.19 - Presidente da CDL diz que comércio deve deixar de lado a concorrência e crescer unido

Presidente da CDL diz que comércio deve deixar de lado a concorrência e crescer unido

Representantes de diversos segmentos do Comércio participaram na manhã de terça-feira, 19 de março, da Mesa-Redonda CIC. A iniciativa, coordenada pelo presidente da CDL e vice-presidente do Comércio da CIC, Carlos Adriano Morari, contou com a participação do presidente da CIC, Tobias Debiasi.

Além de apresentar seus estabelecimentos, os empresários falaram sobre a situação do mercado em cada área de atuação. Morari salientou que a indústria passou por uma grande revolução tecnológica há algum tempo e, agora, chegou a hora do comércio passar por mudanças importantes.

"Por falta de informação, antigamente, o comércio era mais pacato. Hoje em dia, com a velocidade das inovações, o consumidor está mais exigente e isso cobra mais rapidez dos empreendedores. Podemos falar de produtos diferentes, mas as exigências são comuns. Precisamos nos unir para trocar informações, deixar de lado a concorrência e crescermos todos".

A concorrência imposta pelos produtos vendidos via internet, juntamente com o comércio ambulante ilegal monopolizaram as discussões. Os temas, de acordo com Romeu Manzoni, da Calce e Leve, tem influenciado em quase todos os setores. 

"O comércio legal paga muito caro pelo período que o Brasil viveu recentemente e que levou o setor a um passar por uma grande recessão", destacou Altemir De Paoli, da Agromais. 

O presidente da CDL lembrou que, através de iniciativa da CIC e da própria CDL, foi implementada uma lei que regulamentou a realização de feiras itinerantes em Garibaldi, cujo texto tem servido de modelo para outros municípios que têm seu comércio sendo prejudicado por eventos desse gênero.

Participaram do evento Altamir De Paoli (Agromais), Rogério Valiatti (Valex Motos), Gilnei Emer (Drops de Menta), Fernanda Giuradelli (Comércio de Gás Giuradelli), Francieli Israel (A e G Aquecimento), Romeu Manzoni (Calce e Leve), Eloisa Pedroso (Scacco Matto), Rafael Finatto (Finatto Caminhões), Gabriela Belinscki (Bem Bacana).